25nov

A importância de estar posicionado na era digital, como o empreendedorismo e o marketing digital pode te ajudar.

O empreendedorismo e o marketing digital são ferramentas indispensaveis nesse novo tempo, esteja atento a esses detalhes.

Tenho feito muitas pesquisas dentro do segmento de posicionamento das empresas dentro do ambiente digital, e sinceramente tenho me espantado pela forma que as empresas estão lidando com esse fator de extrema relevância para qualquer tipo de negócio.

O mundo mudou de forma absurda nesses últimos anos, e a cada minuto que passa uma novidade é coloca para nós como usuários desta tecnologia que faz parte de nosso dia-a-dia.

Muitas empresas têm se despertado para esse meio e tem tido o resultado de seu investimento, com mais pessoas entrando em seu negócio e consequentemente aumentando o suas vendas, outras no entanto tem feito o que acha que é correto, colocando sua empresa nas redes sociais, cadastrando elas no google, instagram e demais redes que somos visitantes assíduos.

No entanto é triste dizer que a maioria das empresas estão equivocadas quanto a seus investimentos em mídias digitais, não basta apenas um post bonito no face, ou seu nome aparecer no google que já está feito o trabalho, na realidade esse é o comportamento básico esperado de quem se importa com sua empresa, e quer deixá-la pronta para essa era em que vivemos, porém o que precisa ser feito vai muito além desses “posts”, é preciso ser estratégico.

Recentemente recebi uma visita de um vendedor que queria que eu anunciasse uma de minhas atividades em uma lista telefônica, me apresentou com muito entusiasmo os benefícios de seu produto, entre eles que sua lista poderia ser acessada off line, que ela estava bem posicionada nos mecanismos de buscas, enfim, depois de me explicar exaustivamente seu produto fui gentil e dispensei seus serviços apesar dele ter me afirmado que tinha fechado negócios com vários clientes antes de mim. Isso me fez refletir no comportamento dos empreendedores, comerciantes, etc, as pessoas hoje quando precisam de algum produto a primeira coisa que a grande maioria faz é digitar o interesse da sua busca no sistemas de pesquisas como o Google e Bing por exemplo, elas gostam de facilidade, a maioria não fica entrando em listas para poder pegar o telefone das empresas, elas em suas buscas já pegam telefone, a localização, já vê a foto da loja e de seus produtos, e tudo isso a um clique.

Mas apesar de ser um costume da maioria dos consumidores, os gestores têm negligenciado esse movimento e tem ficado de fora, alguns por ignorância, outros porque acham que estão fazendo pagando agências para fazer suas postagens no facebook por exemplo e achando que está tudo certo, outros porém, aqueles que se destacam estão levando isso a sério e tem tido o retorno de seu investimento em seu posicionamento na internet.

inesquecivel-para-seu-negocio

O segredo está no posicionamento estratégico, não basta aparecer na internet, mas tem que aparecer bem. Quanto mais informação você tiver do seu cliente, mais efetivo será. Hoje existem ferramentas que podem segmentar seu público, com a finalidade de entregar o seu produto para as pessoas que tem interesse nele, descartando força desnecessária e quando isso acontece você entrega o seu produto com mais eficiência e menor custo.

Sou especialista em estratégias de marketing digital, você sabia que você pode oferecer seus produtos apenas para as pessoas que estão visitando a sua cidade por exemplo? Imagine que você tenha um restaurante, e hoje é dia de rodízio de massas por exemplo, o público que visita a sua cidade não é um cliente em potencial? Faça um post informando a sua oferta, coloque a sua localização e direcione para essas pessoas. Ou se você tem um estúdio fotográfico e trabalha com cobertura de casamentos, você pode fazer um pacote como dia da noiva, e cobertura de casamentos e segmentar um post para as pessoas que estão noivas no facebook por exemplo, você consegue entender a potência dessa ferramenta e o quanto de negócios que você está deixando de fechar?

Businessman pressing multimedia type of modern buttons with virtual background
Esteja posicionado o mais cedo possível, e fortaleça a sua presença no ambiente digital.

A sua empresa precisa ter uma presença forte dentro da internet, e isso não é difícil, é trabalhoso mas não é uma tarefa impossível, e com pouco capital você pode aparecer na primeira página de busca dos sites de pesquisas ao lado de grandes empresas com um investimento que cabe no seu orçamento, apenas com uma boa estratégia de palavras chaves para posicionamento orgânico e patrocinado caso tenha interesse de uma estratégia mais específica.

A sua posição na internet é tão importante quanto a sua localização física, pessoas precisam te encontrar quando elas te procuram, e precisam também te achar quando procuram o seu produto, mesmo que seu concorrente também o tenha.

Recentemente fiz uma pesquisa sobre pizzarias a pedido de um cliente aqui da região, notei que no Google eram feita por mês cerca de 1000 pesquisas de pessoas que tinham o interesse em pizza, e notei que várias empresas estão fora do mercado, as poucas que se importaram fizeram o simples estão aparecendo no sistema de busca do Google, o que faz com que essas poucas empresas que posicionaram se destaquem e por consequência tenha mais clientes.

Lembre-se você precisa estar onde seu cliente procura, quanto mais cedo você se posicionar, mais cedo você se tornar uma referência para ela, e isso é muito importante, gera autoridade.

Se você não sabe por onde começar é muito simples, existem diversas boas agências no mercado que podem te assessorar nesse segmento, o importante é que você comece o mais breve possível, não importa o tamanho do seu negócio, é muito importante que parte de seu recurso para mídia seja investido nesse setor, o seu concorrente pode estar fazendo isso nesse exato momento, e você precisa de fazer o mesmo, e melhor do que ele. Mas tome cuidado, existem muitas empresas que não tem o conhecimento necessário para criar essa estratégia, embora seja algo simples, é necessário ter conhecimento do setor para poder colocá-lo de forma eficaz na internet.

Quer receber mais assuntos como esse? Se inscreva no meu blog!

Obrigado,

Mailson M. Brandão

Mailson Müller Brandão Mailson

ABOUT THE AUTHOR

Mailson Müller Brandão Mailson
Mailson Brandão é Pastor, coach em inteligencia multifocal. Sim! Você pode e merece ter uma vida extraordinária!

Leave A Comment