08set

Invista na empresa VOCÊ S/A.

O empreendedor tem uma veia que pulsa mais que as outras, tem uma visão alheia aos demais, e isso o incomoda, ele enxerga oportunidades de empreender em quase tudo, planeja, imagina, alguns desses projetos saem do papel, outros com a mesma euforia que chega se vai. Sempre está envolvido em alguns projetos, o que deu mais certo recebe mais atenção, já outros não, mas não para de empreender.

Acredito mesmo que o empreendedor é um dos principais pilares de uma sociedade, pois eles, geram emprego, renda, alimentam sonhos, permite que outros consigam planejar.

Mas quero trazer um tema aqui, talvez o mais importante tema para um empreendedor, como ele tem cuidado da empresa VOCÊ S/A, como você tem gerenciado a suas aptidões, sentimentos, falhas, acertos?

Quero incentivá-lo, encorajá-lo a  a cuidar da sua empresa pessoal, para estar apto a cuidar das outras.

Muitas empresas  não conseguem ir para frente exatamente por que seu principal gestor não está preparado para isso, por mais promissora que é a idéia, ela ainda depende do seu principal idealizador, o gestor principal, o empreendedor que sonhou desde o principio, detalhes que somente ele sabe expressar e enxergar, pois mesmo antes da empresa se tornar física e tangível, ela já existia  na mente de quem a concebeu.

O papel do empreendedor, a sua gestão pessoal é muito importante para que não apenas para o sucesso da empresa, mas o seu principalmente. Quero falar aqui rapidamente de alguns departamentos que precisam ser gerenciados, bem como em uma empresa que tem departamento de finanças, recursos humanos, marketing, vendas, social, etc. A Empresa você S/A. também tem seus departamentos que não podem ser ignorados, e não estou falando aqui apenas para empreendedores em si, donos de pequenos ou grandes negócios, todo ser humano tem uma empresa para gerenciar, mostrarei isso nesse texto.

 

Departamento da família;

A família com certeza é que temos de mais importante, ela é a base, tudo o que fazemos é direcionado para ela, o esforço, as idéias, a dedicação que temos no trabalho e no tempo que passamos fora de casa, de perto da família é facilmente justificado que tamanho esforço é por eles, logo se acaba entrando de cabeça no trabalho com essa auto justificativa.

Esse departamento exerce uma importância decisiva, e não se pode deixar se enganar pela justificativa acima, o sucesso, o êxito que se desejava no principio não fará sentido se no final você perde-la, mas ter conseguido a excelência profissional.

Nesse ínterim é preciso que seja conciliado esse tempo, que você mantenha um tempo de qualidade com a sua esposa, se dedique a parceira que você tem do lado, alias ela é a pessoa mais importante dentro da sua empresa VOCE S/A,  ela é que de fato sabe suas fraquezas, seus acertos, é a pessoa que certamente sabe onde você precisa de ser melhorado.

Já com os filhos eles são únicos, e precisam de você, e você precisa deles, passar  tempo com eles e momentos o fortalecerá nas atividades como profissional, participar da alimentação, banho, troca de fraldas, o acompanhar na escola, ensiná-lo a andar de bicicleta, jogar games, conhecer seus amigos, ajudar ele na escolha de uma profissão , saber quem é sua namorada, ser companheiro, não existe dinheiro que substitua a atividade de um pai presente! Muitos ignoram esse departamento, tentando substituir por dinheiro, presentes, viagens, etc. isso tudo faz parte mas dentro do contexto correto.

O sucesso de uma empresa física está diretamente ligado ao sucesso da família.

Já tive diversos clientes, muitos deles bem sucedido financeiramente, movimentavam milhões de reais em suas empresas, mas como pais, maridos, esposas e filhos estavam acabados, e isso refletia de forma direta nas atividades das empresas, pois se a mente, a empresa VOCE S/A não estiver bem, logo tudo aquilo que ela estiver ligada sofrerá os efeitos de alguma forma.

Se dedique nesse departamento, invista nele, analise de forma sincera a atual condição desse departamento, se não conseguir resolver peça ajuda, pois se ele falhar poder significar a falência da empresa. Acredite nenhum sucesso financeiro ou empresarial supera o fracasso de um lar, de uma família.

 

Departamento do Caráter;

 

O Caráter define o que somos, o que de fato somos! Gosto de uma definição “Caráter é o que fazemos quando sabemos que ninguém que nos importamos está vendo”. A questão do caráter é determinante, o gerenciamento desse departamento é visto de forma muito superficial, já que suas falhas poucos sabem, ou ninguém, por isso se costuma adiar uma decisão definitiva.

Esse departamento é comum se ter o habito da mentira, vícios, prostituição, e demais ações que nos envergonhamos, são delas que costumam sair decisões que afetam não apenas aqueles que amamos, ou dizemos amar, mas trazem prejuízos para a empresa também. É necessário ser confrontado, precisa de tomar cuidado pois isso afeta no poder de decisão, empresas bem sucedidas passam por esse claro departamento, muitas empresas falham porque seus gestores, principais tomadores de decisão estão atolados com problemas de nível intrapessoal que estão inaptos a tomarem decisões que não estejam contaminadas com suas terríveis falhas de caráter.

A mudança é necessária e possível, ao se identificar tais erros, reconheça-os e procure ajuda!

Existem uma serie de profissionais que poderão auxiliar nesse processo, afirmo novamente que grandes empresas podem ser dissolvidas porque seu principal gestor não cuidou de seu caráter!

Cuide desse departamento!

 

Departamento Comercial

Você precisa de se cuidar, você precisa saber se vender!

Quando pensamos em uma empresa, pensamos que ela precisa ser linda, bem cuidada, ter um bom atendimento, produtos de qualidade, pessoas comprometidas, etc. Esses cuidados ou essa mesma linha precisa ser transferida para a empresa VOCE S/A,  cuidados físicos, exercer atividades físicas com freqüência, isso ajuda a manter com alta estima, feliz, e isso é devolvido para os negócios, para as pessoas que estão do seu lado.

Saber vestir-se, muitos não cuidam de si próprio, a sua empresa pessoal é apresentada com desleixo, cabelo desarrumado, barba mal feita, mal hálito, roupas 2, 3 números maiores. Tenha certeza isso não passa que você é uma pessoa humilde mas sim uma pessoa desleixada, descompromissada consigo mesmo, CUIDE DESSE DEPARTAMENTO, você precisa estar com a fachada em excelente condições, isso transfere encanto, pessoas passam mais tempo com quem tem essas características.

Seja positivo, autêntico!

 

Departamento Pessoal;

Invista em conhecimento, leia, estude, mas não apenas para aplicar na sua empresa ou na empresa dos outros, leia para si, aprenda para você, tenha o habito de ler, invista em você!

A correria do dia a dia acaba nos colocando envolvidos nos projetos dos outros, investimos tempo e dinheiro para ser aplicado nos sonhos e projetos de outras pessoas. Aprenda que em tudo que você fizer, seja até mesmo um treinamento para sua empresa, observa como isso pode ser aplicado na sua vida, qual o resultado pratico que poderá te colocar um passo a frente do que você estava.

Investir na VOCE S/A. vai te deixar pra cima, você começara a ver resultados práticos, e isso gera progresso, e o progresso nos anima, pois vemos que não estamos parados nos forçando a seguir adiante. Pessoas bem sucedidas em suas empresas, em seus negócios e na sua família, são pessoas que investem em si mesmas, tiram férias, tiram um tempo de qualidade para si e para as pessoas que fazem diferença em sua  vida, ri de si mesmo, não se cobra a ponto de ficar maluco, sabe de seus limites e os encara de forma natural, mas sempre tentando se superar, não como uma obsessão ruim, mas como desafios que o colocam em movimento.

 

Departamento Social

Cuide dos outros, faça o bem para o próximo! Ajudar o próximo faz mas bem a você do quem você ajuda, tire um tempo para compartilhar suas boas experiências com as pessoas, ajude financeiramente quem de fato precisa, doe alimentos, seja útil da vida das pessoas, mas faça isso de coração envolvido na ação que está fazendo, eu por exemplo ajudo pessoas compartilhando o que sei, ajudando jovens a se encontrarem, empresários a se organizarem, famílias planejarem seus orçamentos, são atitudes simples, que exigem sim meu tempo, minha dedicação, mas o resultado pratico na vida das pessoas nos anima a continuar.

 

Existem outros departamentos que não citei aqui, mas se você identificar, saiba que algo precisa ser feito.

Seja útil na vida de alguém, que sua empresa VOCE S/A seja um exemplo que influencie outras VOCE S/A’s que existem por aí!

 

Obrigado por ler até aqui.

 

Mailson Brandão

Administrador por profissão, Palestrante por vocação!

Mailson Müller Brandão Mailson

ABOUT THE AUTHOR

Mailson Müller Brandão Mailson
Mailson Brandão é Pastor, coach em inteligencia multifocal. Sim! Você pode e merece ter uma vida extraordinária!

Leave A Comment