Metas
16nov

Metas, o instrumento que te colocará onde deseja.

Metas, o instrumento que te colocará onde deseja.

Metas

Explore o seu presente da melhor maneira possível, descubra os detalhes que acompanham nossas vidas, o sentido que alguns procuram está na simplicidade do que está ao seu redor. Desenhe o seu futuro, planejar o que desejamos é colocar em rota de colisão com o sonho que todos de alguma forma tem.

 

Viver intensamente mas sempre de olho onde se pretende chegar, isso ajuda a viver o presente de forma mais intensa, dentro desse processo é preciso estabelecer metas, objetivos claros que o ajudarão a mensurar os resultados na caminhada. Quero deixar aqui 7 dicas que vao te ajudar nessa caminhada. Elas servem tanto para quem tem uma empresa e pretende dar uma direção diferente para ela, bem como para sua aplicação na vida pessoal.

 

  1. A Meta precisa ser positiva quanto a sua expressão.

 

Ela precisa ser o que você quer, e não aquilo que pretende evitar. Essa experiência é baseada na convivência, ao se observar que existe muita coisa ao seu redor, logo a sua meta é evitar fazer o que os outros fazer. Porem quando se trata de metas ela precisa ser clara e positiva, precisa ser clara para quando alcança-la, saberá que conseguiu. Se sua meta for evitar algo é como fazer uma lista de mercado e ir ao mercado e não comprar nada. Seja positivo, quero me casar, quero ter um carro de tal marca e ano, quero me exercitar e eliminar 5 quilos, quero ter um salario de 10 mil reais mês, seja positivo e especifico.

Fixar naquilo que não deseja é perder tempo e energia, observe se você quer eliminar o consumo de refrigerantes, sua atenção será voltada para os refrigerantes, ao invés disso pense que você quer ter mais saúde, eliminar maus hábitos e estabelecer uma rotina mais saudável, observe que você muda o seu foco, começa a ver o resultado e isso tende a te motivar mais.

  1. Para estabelecer essas metas considere esses 3 passo:
    1. O que você quer?
    2. O que você quer em vez disso?
  • O que você prefere ter?
  1. Especifique sua meta

Seja claro, o mais claro possível, conte detalhes do que deseja, qual será seu destino final, se é um objeto tangível como carro, casa, computador, etc. descreva os detalhes, mas evite ser um perfeccionista.

Metas abstratas como relacionamento melhor, confiança é preciso estabelecer um patrocinador, patrocinado é uma pessoa de confiança sua que pode te ajudar a medir o seu progresso.

Um perfeccionista não é exageradamente especifico como não aceitara nada diferente do que determinou, aí temos outro problema.

Tempo

  1. Sempre defina uma escala de tempo
  2. Quanto tempo demandará essa meta?
  • Quando você quer atingir essa meta?
  1. Quanto tempo é necessária para atingi-la?

 

Observe que quando se trata de metas estamos lidando com mudança de hábitos, alguns obstáculos podem surgir ao longo do processo, sempre tenha em mente as respostas para essas questões:

 

  1. O que exatamente eu quero?
  2. Como posso descrever com maior precisão?
  3. O que exatamente deverei ouvir quando eu obter o êxito?
  4. Quanto tempo isso vai demorar?
  5. Quando pretendo atingir essa meta?

 

  1. Como vou receber o feedback de conclusão

Quando atingir o seu lugar desejado, sua meta provavelmente ouvirei X, Y, Z ou W, então saberei que atingi o objetivo.

Caso seja uma meta de processo, ou seja, metas menores que fazem parte de uma meta maior é preciso estar especificado isso também. Muitos desistem de persistirem em seus projetos por que não conseguem identificar que estão tendo progresso, isso é desanimador. Se o objetivo é comprar um carro novo, porem o primeiro passo para essa meta é fazer um consorcio por exemplo, saiba que essa micro-meta concluída te ajudará na conquista da meta maior, o carro.

Caso a meta seja abstrata como saber se está sendo mais gentil, com confiante por exemplo observe como as pessoas estão respondendo aos seus avanços, pode ser palavras, gestos ou uma mudança de comportamento.

É sempre importante notar o feedback das pessoas, eles são a resposta se estamos no caminho correto, ou onde precisamos corrigir alguns detalhes.

 

Faça constantes checagens em seu planejamento para ver se está seguindo o plano. Isso é fundamental para conseguir conquista-las. Faça essas perguntas para si mesmo, elas te ajudarão a avaliar seu progresso.

 

Como você saberá que atingiu sua meta?

Quais resultados você irá obter ao longo desse caminho?

Como você identifica que está no caminho certo para atingir sua meta?

Qual a frequência que você irá conferir se esta no rumo certo?

 

  1. Disponibilize de seus recursos

 

Esteja comprometido com o processo, coloque seus recursos a disposição, eles poderão ser:

– Livros que tenha lido, equipamentos e tecnologia, internet, etc;

– Pessoas próximas, família, amigos, colegas, contatos com amizades em tempos remotos;

– Tempo, precisará se organizar para poder colocar em prática aquilo que se propôs a conquistar, também precisará desenvolver a paciência para esperar que o prazo se cumpra conforme foi estabelecido.

– Modelos a seguir, procure pessoas que já passaram por onde você pretende passar, isso lhe trará mais expertise no processo, aumentando as probabilidades de acerto, procure vídeos, livros, processos, pessoas, filmes, enfim, esteja disposto por encontrar modelos que te sejam útil a sua meta.

– Quais as qualidades pessoais que você precisa desenvolver, quais você tem para poder alcançar o resultado?

 

Tenha sempre em mente que:

 

Quais recursos eu precisarei para atingir a meta?

Quais recursos desses que disse acima eu já os possuo?

Onde posso encontrar esses recursos que preciso?

 

  1. Seja Proativo

 

Esse comportamento está diretamente ligado a jornada, como esta sendo conduzido processo, ser proativo quanto o reconhecimento de cada passo conquistado, e se colocando como o agente realizador do planejamento, assumindo o controle de fato e não atribuindo para terceiros. Palavras como “eu fiz isto” ao invés de “foi feito isto” ou “Eu defino minhas metas” ao invés de “Estou sujeito ao que melhor fizerem”.

Essa passividade transfere a responsabilidade, e não apenas isso, o sentimento de que não foi feito.

 

Nesse passo, pense:

 

Até que ponto essas metas está sob meu controle?

O que farei?

Que atitudes preciso tomar para atingir esta meta?

Oque posso oferecer aos outros para que eu também possa ajuda-los?

 

  1. Preste atenção nas consequências num âmbito maior

Não somos uma ilha, tudo o que fazemos traz um movimento nas pessoas que nos cercam, desde o início isso é preciso ser levado em consideração.

 

Qual é o preço da suas metas? O que está disposto a fazer para obtê-la? Valerá a pena?

É preciso levar essas considerações para ver se vale o fato de se estabelecer uma meta. Como disse acima, a meta precisa de ser algo positivo, que vale a pena percorrer o caminho, tem que ser sadia. Os custos que a envolvem precisam ser sustentáveis para que não ocorra o oposto da vitória, a derrota!

Avalie:

 

Quais serão as consequências para as outras pessoas?

Qual o custo de dinheiro, tempo e oportunidade?

O que poderia me fazer desistir?

O que possivelmente mudará na sua trajetória quando tiver conquistado o que deseja? Como impactará seu relacionamento, família, amigos, profissão, saúde, etc.?

O que é importante para você hoje e pode ser deixado para trás?

 

  1. Determine um plano de ação

Esse é o passo onde tudo sai do papel, da mente e parte para se tornar realidade, é quando um sonho começa a ter uma cara, um formato.

Eu utilizo uma ferramenta que ajuda a meus coachee a estabelecer esse plano de ação, caso tenha interesse em receber essa ferramenta basta me enviar um whatsapp para 66-99918-9981 que te encaminho ela dizendo: “Eu Quero a Ferramenta”

 

Espero ter colaborado com você!

Se você quiser estabelecer metas, dar um up na sua vida e carreira eu posso te ajudar, entre em contato para fazer uma sessão experimental GRATUITA, que pode ser presencial ou via Skype/Whastsapp

 

Mailson Brandão é Coach pelo instituto Menthes do Dr. Augusto Cury, administrador e pastor.

Mailson Müller Brandão Mailson

ABOUT THE AUTHOR

Mailson Müller Brandão Mailson
Mailson Brandão é Pastor, coach em inteligencia multifocal. Sim! Você pode e merece ter uma vida extraordinária!

Leave A Comment