23set

O que é um planejamento financeiro?

É PRECISO USAR SEUS RECURSOS CONSCIENTEMENTE

Precisamos lidar com o dinheiro como uma ferramenta que atende a nossa necessidade, e não se tornar escravo dele! Portanto é preciso planejar para que não cair em armadilhas financeiras, vou explicar abaixo de forma muito simples o que é e qual a importância do Planejamento Financeiro pessoal.

Você sabe o que é PLANEJAMENTO ­FINANCEIRO?

Vamos lá, é a forma que você organiza e controla suas finanças, o que entra de recursos (dinheiro) e quanto gasta e com o que. O planejamento tem a função de deixar claro quanto você tem em recursos para que não comprometa seu fluxo de caixa.

Para isso é importante que você tenha detalhes de quanto gasta por mês, bem como a sua receita, e isso precisa iniciar o mais breve para que seja possível realizar uma avaliação detalhada para que possa dar início ao processo.

A função do planejamento é deixar você preparado para os imprevistos, evitando os problemas causado pela falta de dinheiro. Essa ferramenta deixará você mais próximo de realizar seus objetivos, deixando claro que é possível ter a casa, o carro, a viagem dos sonhos desde que haja planejamento para isso.

Nesse processo onde se envolve toda a família, trazendo para ela o sentimento de equipe aumentando o comprometimento de todos com o planejamento.

 E O QUE É ASSESSORIA ­FINANCEIRA?

É uma consultoria feita por um profissional que irá fazer um diagnóstico para identificar quais são as principais dificuldades em relação ao seu dinheiro, e assim apresentar alternativas para solucionar esses problemas. Ele é a pessoa mais indicada para poder colocar suas finanças em ordem.

 

MAS COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?

É necessário lembrar que todo recurso financeiro por maior que ele seja é finito. Portanto não se deve gastar mais do que recebe em hipótese alguma pois essa é a receita do descontrole financeiro. Então, tudo deve ser controlado, seja anotando em um caderno, ou lançando em uma planilha. Dessa forma você conseguirá visualizar onde e como pode cortar as suas despesas seja elas necessárias ou não por um determinado período.

Quando se trata de famílias é importante que todos participem desse processo, e esse exercício aumenta a responsabilidade e comprometimento com o processo.

Portanto em um primeiro momento é preciso se reunir para juntos avaliarem a situação financeira da família. Mas quais são esses gastos? São aqueles que compõe o custo de vida da família como: moradia, alimentação, educação devem estar contabilizados sem esquecer dos gastos de menor valor como cafezinho, da pipoca do cinema. Para um planejamento financeiro bem sucedido, todos os gastos são importantes: só assim você verá o que está sendo um excesso, o que está desregulando as contas, onde se está acumulando dívidas.

Estabeleça metas, seja realista: aos poucos vai conquistar a estabilidade para que novas metas, aumentando gradativamente suas metas, porém sempre balizada na realidade para que possam ser de fato cumpridas estabelecendo o papel de cada um dentro desse plano para que ele seja de fato alcançado.

E POR QUE FUNCIONA?

Planejar é decidir, e toda decisão tem seu efeito. Um deslize, um comportamento que não é corrigido hoje poderá em alguns anos se tornar em um grande problema financeiro, e isso afeta não apenas a sua vida, mas a segurança de quem depende de você. Por isso é importante encontrar no seu orçamento aquilo que gera impacto em seu orçamento mensalmente e reduzi-los ou até eliminá-los. Os projetos futuros dependem desse planejamento hoje, como a compra de uma casa, carro ou a viagem dos sonhos.

O hábito de revisar seu planejamento periodicamente, analisando seu fluxo de caixa, seu orçamento e seus investimentos irá ajudá-lo a caminhar por um terreno seguro em caminho ao êxito.

 Planejar é preciso

O planejamento financeiro é necessário, pode parecer complicado no início porque mexe com a mudança de hábito, porem com a prática essa complicação vai se transformando através dos resultados. O processo é simples, mas existem vários assuntos que rodeiam o tema – e é deles que surgem as dúvidas mais frequentes. Por isso planejar financeiramente é preciso.

Como me organizo financeiramente?

Simples, anote tudo! Cada gasto precisa ser contabilizado, muitos não sabem o que fazer pois falta dados, informação para tomar uma decisão, então pegue uma caderneta coloque no bolso e coloque nela tudo que envolve dinheiro. Esse passo é fundamental para se organizar.

Como reduzo meus gastos?

Com base no passo anterior será possível enxergar onde está sendo gasto seus recursos, onde há excessos e o que pode ser trabalhado. Trazer essas despesas e analisar se existe necessidade real desse consumo, se pode adiar ou reduzir, se te aproxima ou distancia de seus sonhos.

É a partir desse ponto que será possível verificar se é possível a economia de dinheiro, reduzindo as contas pouco a pouco, incluindo a redução de contas consideradas essenciais como energia e celular por exemplo. Lembre-se que o resultado anima e estimula o progresso.

Porque poupar?

Somente é possível investir em algo quando se poupa, cada redução ou corte vai te gerar um recurso, e planejando você verá que irá sobrar dinheiro e ele precisa de ser investido. Quando se tem um plano a seguir as decisões ficam mais simples, você poderá visualizar onde irá colocar o seu dinheiro, investindo de forma consciente para obter o máximo de retorno.

Lembre-se poupar é importante, porém investindo você poderá potencializar o seu patrimônio, além de protege-lo. 

Preciso de empréstimo, qual a melhor linha de crédito?

 Quando precisar de empréstimo sempre avalie as taxas, nesse caso as melhores para pessoas físicas ainda é o consignado, porem veja se ele não irá comprometer seus gastos básicos, já que o mesmo é descontado em folha de pagamento.

Como se livrar das dívidas?

Seja convicto, seja disciplinado, seja rigoroso consigo mesmo anotando tudo o que consome sua receita, a partir daí você terá uma visão de onde pode reduzir seus custos, o que for sendo poupado vai direcionando para as dívidas, segundo uma prioridade pré-estabelecida com base no seu planejamento.

Nunca fuja das dívidas

Seu nome tá negativado em órgãos como SPC, SERASA ou semelhante procure a empresa ao qual você possui o debito e renegocie, apresente uma proposta que se encaixe na sua realidade e inclua em seu fluxo de pagamento.

Se precisar de ajuda é só me chamar

Preencha o campo abaixo com seu melhor e-mail que vou entrar em contato com você, vou te orientar por 15 dias em uma consultoria exclusiva VIA E-MAIL como se organizar, vou te fornecer um relatório personalizado orientando o que você pode fazer para organizar suas finanças e iniciar um ciclo de conquistas e liberdade financeira. Vou te ensinar o passo-a-passo, inclusive com ferramentas básicas e gratuitas para essa tarefa tá importante. Clique aqui para se cadastrar.

[epico_capture_sc id=”253″]

ABOUT THE AUTHOR

admin

Leave A Comment