04jul

Valorize um bom diálogo, Tenha uma visão multifocal

Pra quê Gritar…

Quem nunca precisou de dizer algo que não queria mas no entanto era necessário? É fato que alguns sentem prazer em dizer em alta voz o que pensa e nesse processo não mede as palavras que irá utilizar, pois de alguma forma ele tem razão em chamar a atenção e aproveita a oportunidade para fazer na forma mais intensa possível, afinal ele está com a razão.

No entanto esse comportamento na maioria das vezes traz o resultado contrário a ação, pois ao invés de criar um ambiente onde a correção gera mudança, o que ocorre na maioria das vezes é a ira inflamada.
Provérbios 15:1 diz que a palavra branda alivia a ira, ou seja por mais que você tenha razão medir as palavras é a melhor opção, pensar antes que as palavras saiam de sua boca é fundamental, pois uma vez proferidas jamais poderá retorná-las.

Então, se estiver em uma situação dessa com seus filhos por exemplo, quando eles começam a a fazer algo que está em desacordo com a sua conduta, ao invés de chegar bravo e irritado com a situação já gritando ou corrigindo, experimente adotar um tom mais agradável a sua conversa, levando até mesmo para um nível mais bem-humorado, “olha se você não me ouvir vou ficar levemente chateado e você não quer ver o papai bravo”.

Quando estamos falando com pessoas que são subordinadas vale a mesma regra, “Você chegou atrasado novamente, acredito que hoje a cama era mesmo uma concorrente desleal em frente ao frio da rua, mas precisamos cumprir nossos compromissos.”

Utilizar palavras brandas, suaves ao invés de um tom mais agressivo torna a conversa mais agradável e ela tende a produzir mais efeito. Ao se irritar com alguém logo esse sentimento é transferido para a pessoa que estamos conversando e isso anula o processo de correção de diálogo que a situação pede. Converse manso mas firme, mantenha sempre claro o propósito da conversa para que os resultados sempre sejam satisfatórios.

Sempre dê bom dia, Sorria sempre que necessário, seja firme em seus posicionamentos, tenha claro qual é seu propósito de vida, ele será o norte que te manterá firme.

 

Mailson Brandão – Coaching em Inteligência Multifocal, Administrador de empresas, Especialista em Gestão Empresarial e consultoria, Especialista em novas mídias.
www.mailsonbrandao.com.br – contato@mailsonbrandao.com.br – fb.com/mailsonmbrandao

Mailson Müller Brandão Mailson

ABOUT THE AUTHOR

Mailson Müller Brandão Mailson
Mailson Brandão é Pastor, coach em inteligencia multifocal. Sim! Você pode e merece ter uma vida extraordinária!

Leave A Comment